24 de julho de 2024

No Banner to display

Abertura de empresas: Brasil tem saldo positivo de 178,6 mil em agosto – Metrópoles

 Abertura de empresas: Brasil tem saldo positivo de 178,6 mil em agosto – Metrópoles
Compartilhe


Metropóles
atualizado
O Brasil registrou a abertura líquida de 178,6 mil empresas em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (27/9) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
O saldo positivo é resultado da abertura de 364 mil empresas e do fechamento de 185,4 mil em agosto. No acumulado dos oito primeiros meses de 2023, o saldo também foi positivo (1,23 milhão).
O total de empresas em funcionamento no país alcançou 21,8 milhões em agosto. De acordo com a pasta, 93,7% eram microempresas ou empresas de pequeno porte.
Pouco mais da metade das empresas brasileiras atuava no setor de serviços (50,6%). Em seguida, aparecem as companhias que atuam no comércio (31,1%), na indústria de transformação (8,9%) e na construção civil (8,1%). Os demais setores representavam menos de 1% do total.
“Em consonância com as tendências apresentadas nos últimos boletins, observa-se um aumento gradativo da representação de atividades de serviços na distribuição de empresas ativas, um aumento de 0,5% quando comparado ao primeiro quadrimestre de 2023”, informou o ministério. “Em contraponto, observa-se uma leve tendência de queda do percentual de representatividade do setor de comércio.”
O Maranhão foi o estado que registrou o maior aumento proporcional na abertura de novas empresas (7,7%) em relação ao primeiro quadrimestre de 2023.
Em números absolutos, São Paulo é o estado com a maior quantidade de empresas abertas (408.116), seguido por Minas Gerais (147.147) e Rio de Janeiro (115.264).
Em média, o tempo gasto para abertura de uma empresa no Brasil, no segundo quadrimestre deste ano, foi de 1 dia e 5 horas.

Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

source