21 de maio de 2024

OCDE aumenta projeção e diz que Brasil crescerá 3,2% em 2023 – Metrópoles

 OCDE aumenta projeção e diz que Brasil crescerá 3,2% em 2023 – Metrópoles
Compartilhe


Metropóles
atualizado
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é mais uma instituição que aumentou sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023.
Em relatório divulgado nesta terça-feira (19/9), a entidade afirmou que a economia brasileira deve registrar uma expansão de 3,2% neste ano, quase o dobro da projeção anterior da OCDE, divulgada em junho, de 1,7%. Em março, a estimativa era a de uma alta de 1%.
“Entre as economias emergentes do G20, as surpresas de crescimento têm sido, em sua maioria, positivas neste ano, especialmente no Brasil, ajudado por resultados agrícolas favoráveis relacionados ao clima, na Índia e na África do Sul”, diz o relatório da OCDE.
Para 2024, a instituição também revisou para cima a projeção para o PIB do Brasil, de 1,2% para 1,7%. “O crescimento forte deste ano é, ao menos parcialmente, devido a fatores temporários, climáticos. Isso implica, de maneira mecânica, um crescimento menor no ano que vem”, diz a OCDE.
Segundo a última edição do Relatório Focus, do BC, o PIB do Brasil para 2023 deve ter crescimento de 2,89%, o que representa aumento em relação à estimativa da semana anterior (alta de 2,64%).
Já para 2024, a previsão de crescimento da economia brasileira avançou de 1,47% para 1,5%. A estimativa para 2025 recuou de 2% para 1,95%.
No segundo trimestre de 2023, o PIB do Brasil surpreendeu positivamente e teve crescimento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior. No primeiro trimestre, a alta foi de 1,8%.
Segundo o relatório da OCDE, o PIB global deve fechar 2023 com uma alta de 3% (ante 2,7% da projeção anterior). A entidade afirma que a economia mundial deve perder o fôlego nos próximos meses, influenciada pela desaceleração da China.
“O impacto do aperto monetário está se tornando cada vez mais visível, a confiança das empresas e do consumidor piora e a retomada da China perde fôlego”, diz a OCDE.
Para os Estados Unidos, a estimativa da entidade subiu de 1,6% para 2,2% em 2023. Na zona do euro, a OCDE diminuiu a projeção de crescimento, de 0,9% para 0,6% neste ano.
De acordo com a instituição, a China deve avançar 5,1% em 2023, ante 5,4% da última projeção.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

source