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Lula comenta projeto para construção da ponte Salvador-Itaparica: 'Foi um parto'

Estrutura terá 12,4 km de extensão sobre o mar e será a maior da América Latina, segundo o governo da Bahia. Previsão é de que a obra dure seis anos. Lula...

Lula comenta projeto para construção da ponte Salvador-Itaparica: 'Foi um parto'
Lula comenta projeto para construção da ponte Salvador-Itaparica: 'Foi um parto' (Foto: Reprodução)

Estrutura terá 12,4 km de extensão sobre o mar e será a maior da América Latina, segundo o governo da Bahia. Previsão é de que a obra dure seis anos. Lula comenta obra da ponte Salvador-Itaparica O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quarta-feira (2), o andamento do projeto para construção da ponte que pretende ligar Salvador a Ilha de Itaparica, na Bahia. Ele concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, antes de participar dos festejos que celebram o Dois de Julho. Embora as obras ainda não tenham sido iniciadas - a previsão é de que o começo efetivo aconteça em 11 meses - Lula garantiu que a construção, incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, "está acertada". "A ponte será construída. O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar [a obra]. Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia" afirmou. A obra será executada a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a gestão estadual e um consórcio chinês composto pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). O prazo previsto para finalização é de seis anos - 12 meses para finalização do projeto executivo e resto do tempo para a construção, efetivamente. "Foi um parto difícil. O [ministro da Casa Civil] Rui Costa sabe o quanto ele sofreu. Quantas vezes eu falei: 'Oh meu amigo. E a nossa ponte?'", contou. Os primeiros projetos da Ponte Salvador-Itaparica surgiram nos anos 70, no entanto, não saíram do papel. A execução foi retomada em 2010 pelo governo baiano. Em janeiro do ano passado, começou a ser feita a sondagem para identificar características do solo onde será montada fundação da estrutura. A etapa que que inclui perfuração em águas rasas teve início seis meses depois e, em setembro do mesmo ano, foi aberto um canteiro de apoio ao processo, concluído em abril deste ano. Somente para esta parte, foram contratadas mais de 20 empresas baianas e investidos R$ 200 milhões. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram Localizada na Baía de Todos-os-Santos, a estrutura terá 12,4 km de extensão sobre o mar e será a maior da América Latina. Segundo o governo baiano, a ponte vai beneficiar mais de 70% da população do estado, em cerca de 250 municípios. O consórcio chinês que atuará na Bahia foi responsável pela construção da maior ponte do mundo, com 55 km, que liga Hong Kong a Macau, na China. O contrato estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento. Projeto da Ponte Salvador-Itaparica mostra novos acessos viários na capital e em Vera Cruz Imagens em 3D do projeto da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foram divulgadas há quase um mês pelo Governo da Bahia. Além das imagens da estrutura, as projeções mostram como ficarão os novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O governo do estado projeta a geração de cerca de sete mil empregos a partir da obra, o que deve impulsionar a economia local. Ponte Salvador-Itaparica deverá ser finalizada em seis anos e será a mais extensa do Brasil, diz ministro Rui Costa Etapas da obra De acordo com o governo, o primeiro passo para iniciar o canteiro de obras é o serviço de sondagem. Em seguida, começa o processo de construção, que conceberá quatro trechos. O novo sistema rodoviário contará ainda com duas praças de pedágio: uma na cabeceira da ponte e outras nas proximidades da Ponte do Funil, ambas em Vera Cruz. Trecho 1: Acessos viários em Salvador Novos acessos viários em Salvador CPSI Serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa; De acordo com o governo, após estudos de tráfego, essa região foi definida por ter condições de absorver o fluxo de veículos da ponte, para não sobrecarregar o trânsito no local. Novos acessos viários em Salvador CPSI Trecho 2: Construção da Ponte Salvador-Itaparica Construção da Ponte Salvador-Itaparica CPSI Terá três faixas por sentido e uma barreira de segurança que vai organizar o fluxo de veículos confirme a demanda; O vão principal terá 85 metros de altura por 482 de extensão. O governo afirmou que a dimensão foi feita levando em consideração o tráfego marítimo esperado para os próximos 50 anos e os maiores navios do mundo. Construção da Ponte Salvador-Itaparica CPSI Trecho 3: Acessos viários na Ilha de Itaparica Será construída uma nova via expressa com 22 km, que vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos; O governo afirmou que a estrada foi pensada para garantir a fluidez do tráfego na BA-001. Nova via expressa vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos CPSI Trecho 4: Duplicação de 8 km na BA-001 O trecho que será duplicado começa em Cacha Pregos e vai até o início da Ponte do Funil. Papel estratégico na integração logística O Governo da Bahia acredita que a criação da ponte vai facilitar: A produção de diversos setores no oeste da Bahia a se aproximar do Porto de Salvador; Destinos turísticos do sul e do baixo-sul estarão mais próximos da capital baiana através da conexão da BR-101 e da BA-001 com a estrutura; O transporte de produtos e pessoas pelas BR 116 e 242 a partir da conexão com a ponte. 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